Orientação ao Cliente
Seja Amigo do ÔnibusDentro do Ônibus
Para garantir a correta utilização dos benefícios de isenções, a apresentação do cartão, carteira, ou documento de identidade para conferência é Obrigatória.
O motorista, por segurança, não deve conversar com o cliente, prestando apenas informações rápidas. Como por exemplo: informações sobre a linha, horários, tarifas, etc. Em veículos com cobrador, solicite auxílio ao mesmo.
Os assentos preferenciais servem às pessoas com crianças ou bebês no colo, obesas, gestantes, idosas, e precisam ser respeitados. Ausentes pessoas nessas condições o uso é livre.
Para seu conforto e agilidade, procure facilitar o troco ou utilizar vales/cartão TEU adquirido antecipadamente.
Direitos dos passageiros
- Ser transportado em condições de segurança, higiene e conforto, do início ao fim da viagem;
- Ser atendido com educação pelos colaboradores da Real;
- Receber informações sobre o tempo de viagem, localização e bairros atendidos pelas linhas;
- Pessoas idosas têm prioridade na fila de embarque;
- Pessoas que podem utilizar o transporte coletivo (exceto linhas semidireto) e estão isentas do pagamento da tarifa:
- Pessoas entre 60 e 65 anos de idade identificadas com o cartão TEU Bilhete Melhor idade no Município de Sapucaia do Sul (Secretaria de Assistência Social); no município de Esteio através de documento com foto expedido pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.
- Pessoas maiores de 65 anos identificadas através de documento com foto e que possua fé pública.
- Pessoas portadoras de deficiência com ou sem acompanhante identificadas com cartão TEU Bilhete Isento no município de Sapucaia do Sul (Secretaria de Assistência Social); no município de Esteio através de documento com foto expedido pela Secretaria Municipal de Segurança e trânsito.
- Policiais militares, bombeiros e carteiros (estando com malote do Correio, dentro do município de trabalho de segunda a sexta- feira em horário comercial e aos sábados pela manhã) devidamente uniformizados;
- Guardas municipais e vigias quando uniformizados, estendido o direito aos auxiliares de segurança, lotados junto a Autarquia Municipal do Hospital Getúlio Vargas (somente nas linhas municipais de Sapucaia do Sul).
- Fiscais da METROPLAN, das Prefeituras de Esteio e Sapucaia do Sul e do Ministério do Trabalho.
- Ser auxiliado no embarque e desembarque pela tripulação do ônibus, tratando-se de criança, senhoras, pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção;
- Em caso de pane no ônibus, receber assistência para continuar a viagem;
- Em caso de acidente, receber assistência adequada ou encaminhada ao HPS mais próximo (se assim desejar).
Deveres dos passageiros
- Quando o ônibus desejado aproximar-se do ponto, sinalizar com o braço;
- Ter em mãos cartão vale transporte ou valor correspondente facilitando o troco;
- Mostrar o cartão, carteira ou documento de identidade sempre que solicitado pelo motorista ou cobrador;
- Idosos devem se posicionar mais à frente do ponto de parada, para serem bem visualizados pelo motorista;
- Respeitar as filas para o embarque e desembarque de passageiros;
- Agilizar o embarque e desembarque com segurança evitando estacionar nas portas, permitindo que elas fiquem livres, colaborando;
- Entrar e sair do ônibus com agilidade e com segurança, colaborando para o cumprimento do horário;
- Ceder os acentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças ou bebês no colo, obesos, ou pessoas com deficiência;
- Zelar pelo seu meio de transporte. Não riscar, não danificar e não apedrejar os veículos. Assim, você também contribui para garantir o seu direito de ir e vir com qualidade;
- Evitar colocar os braços ou a cabeça para fora da janela;
- Evitar conversar com o motorista (solicite informações com antecedência);
- Usar a lixeira, não jogar lixo pela janela ou no interior do ônibus;
- Estar sempre atento e seguro aos balaústres (pega mão) quando o veículo estiver em movimento, para sua segurança;
- Agilizar o seu transporte, evitando obstruir as portas de embarque e desembarque;
- Sempre usar a campainha para indicar a parada em que vai descer e aproximar- se da porta;
- Ao desembarcar, não atravessar a rua pela frente do ônibus, é perigoso;
- Crianças com 5 (cinco) anos pagam a passagem;
O usuário do serviço será impedido de embarcar ou obrigado a se retirar do ônibus quando:
- Em estado de embriaguez;
- Em trajes manifestamente impróprios ou ofensivos à moral pública;
- Portar arma de fogo, salvo autoridades legalmente habilitadas;
- Pretender transportar como bagagem, produtos que pelas suas características, sejam considerados perigosos ou representem riscos aos demais passageiros e tripulação;
- Ter comportamento agressivo aos demais passageiros e à tripulação, comprometendo a segurança, o conforto e a tranquilidade no ônibus;
- Fizer uso de fumo dentro do ônibus;
Atrasos
Sempre que pegamos um ônibus, temos um compromisso a cumprir, seja de trabalho ou pessoal. É por isso que a REAL tem como prioridade o cumprimento dos horários de viagem, além de conduzir os clientes ao seu destino.
Caso os usuários percebam que o ônibus está atrasado, é necessário que eles entrem em contato com o RAC (Real Atendimento ao Cliente) e relatem o caso. Número para contato: (51)30338200 ou através do site www.realrodovias.com.br.
Havendo dúvidas quanto a horários e itinerários, além da consulta ao site, o usuário pode entrar em contato pelo fone (51) 30338200.
Nossos funcionários são profissionais treinados para lhe atender da melhor forma possível.
Uso de bebidas / cigarros:
- É expressamente proibido o uso de bebidas alcoólicas, cigarros e assemelhados dentro do ônibus.
Transporte de Objetos:
- É proibido o transporte de objetos que possam causar danos à integridade física dos usuários. Ex: objetos de grande porte, inflamáveis, pontiagudos.
Não é Permitido Transportar Animais: